Projetos
Projeto Reforço Escolar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
PROJETO EM ANDAMENTO
REFORÇO ECOLAR
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“A alfabetização é um processo contínuo na vida do educando, mas levando em consideração a heterogeneidade, cada individuo é único, uns conseguem assimilar rápido o sentido da leitura e da escrita, interpretando e formando sua criticidade, outros por vários motivos demoram mais um pouco para despertar suas habilidades, a partir daí, surge a importância do reforço, uma dedicação exclusiva para alunos que apresentam dificuldades, oportunizando aos mesmos a refletir sobre a escrita, onde o trabalho deve ser centrado na dificuldade individual”( TACIANA CABRAL,2009).
OBJETIVO
Elevar o índice de conhecimento e aprovação dos alunos, na disciplina de Ciências, despertando o aprendizado interdisciplinar, de forma que estimule o desenvolvimento das potencialidades através da superação de dificuldades na aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
Através de um levantamento de dados, referente ao resultado final da I unidade, dos alunos de 6ª à 8ª série do Colégio Estadual Senhor do Bonfim na disciplina de Ciências, foi possível diagnosticar a deficiência de aprendizagem apresentada por um índice significativo de alunos.
Tendo em vista a multiplicidade de dificuldades apresentadas no aprendizado de Ciências, surgiu a necessidade de desenvolver este projeto com objetivo de promover uma melhoria no ensino, estimulando o gosto pela disciplina, facilitando e desenvolvendo uma aprendizagem que se torne significativa.
METODOLOGIA
Serão desenvolvidas atividades que estimulem a auto-estima, o interesse e a curiosidade pelo conhecimento
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se com a realização desse Projeto de Reforço Escolar, a recuperação da auto-estima dos alunos envolvidos, fazendo com que se sintam estimulados a aprender e a desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento crítico-reflexivo, o interesse e a curiosidade pela pesquisa, bem como o desejo de compreender a realidade que o cerca, de modo a participar efetivamente das situações problemas, comprometendo-se com uma postura de intervenção.
BIBLIOGRAFIAS
Fonte do artigo da citação: https://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o-reforco-escolar-e-a-melhoria-da-apendizagem-dos-educandos-1290785.html
DANTE, Luiz R. A didática e a resolução de problemas.São Paulo: Ática, 1989.
PARANÁ.Secretaria de Estado de Educação. Ensinar e aprender.Impulso inicial e vol. 1 a 3. Curitiba: SEED, 1997
PEREIRA,Gilson de A. Limites e afetividade:a representação do professor e sua prática pedagógica no cotidiano escolar. 2002. Dissertação (Mestrado em educação) – Faculdade de Educação, Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
TACIANA CABRAL - Pedagoga e Especialista em Inspeção e Gestão Escolar) (2009)
https://escolafelizardo.blogspot.com/2009/07/importancia-do-reforco-escolar.html acesso em 11 de Junho de 2010
VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula.